sábado, 1 de março de 2014

Antenas mais usadas na faixa do cidadão

Antenas

 
Por definição a antena é um transdutor usado para transmitir ou receber ondas eletromagnéticas.
Qualquer condutor pode servir como antena, mas selecionar ou construir umas antena eficiente, requer um pouco de conhecimento.
Existem várias antenas, desde a mais simples as mais sofisticadas, aqui neste site vou abordar apenas as mais usadas na faixa dos 11 metros.
 
 
 
Antenas mais usadas na faixa do cidadão
 
 
 
 Plano Terra - É o exemplo clássico de antena tipo omnidirecional, isto é, irradia igualmente o sinal no plano horizontal. É uma excelente antena para falar local e médias distâncias.



Antena L - É uma antena com característica "semi-direcional". Fácil e barata de fazer. O esquema  segue abaixo, clique na figura para ampliar. O ajuste da estacionária na antena L é feito subindo ou descendo a vareta vertical (+), isto é modificando a distância entre as duas varetas.
 
 
 
 
5/8 de onda - É considerada uma das melhores e mais eficientes antenas para comunicação local, com o custo um pouco mais elevado em relação a plano terra, a 5/8 de onda vale a pena o investimento.

 
  Direcional ou Yagi - Se a sua praia for DX, essa é a sua antena. Elas podem ter 2, 3 (como a foto), 4, 5, 7 ou mais elementos. Quanto mais elementos maior é o ganho (concentração do sinal na direção da transmissão ou recepção).

 
 
 
Dipolo - Uma das antenas mais simples e baratas. É uma antena que tem sido usada desde os primordios da rádiocomunicação. Sua simplicidade e eficiência faz com que muitos macanudos a usem, principalmente quando ainda está começando no Hobby. Clique na figura abaixo para detalhes de construção de uma dipolo. A estacionária na antena dipolo depende do seu tamanho e da sua distância em relação ao solo. Clique na figura para ampliar.
 

Nenhum comentário: