domingo, 2 de março de 2014

Propagação nos 11 metros

Propagação :

Banda dos 11 metros ( 26.965 e os 27.405 MHz )

São três os factores determinantes que possibilitam as comunicações :

» A hora do dia
» A estação do ano
» A actividade solar

  • A camada da atmosfera responsável pela condução das ondas de rádio, é a ionosfera, portanto o principal factor influente na possibilidade do contacto nessas frequências é a actividade solar.
    Geralmente durante a intensa actividade solar conseguimos contactar estações de CB dos mais variados locais de Portugal, mas ao cair da noite é possível os contactos mais diversos para determinados países .
  • Esta propagação "afecta" aos 11 metros, permanece sempre aberta e são as que mais são afectadas pelos ciclos de manchas solares que ocorrem a cada 11 anos, que é determinado pela quantidade de manchas solares que ocorrem na superfície do sol.
    Trata-se de um processo de libertação de energia magnética que causa grandes distúrbios na ionosfera de nosso planeta, assim, causando distúrbios na propagação, com certa regularidade.
    Como podemos observar, na realidade é o Sol que determina quem podemos contactar, em que frequência, em que hora do dia ou da noite, em que estação do ano, etc.
     
    Software para saber a propagação :
    Map PE 87
    Idioma : Inglês
    Tamanho : 160 Kb
    Licença : Freeware
    Descrição : Um programa que gera um mapa de DX e suas respectivas variantes de propagação.

    Fazer aqui o download




    GeoAlert Wizard 2.0
    Idioma : Inglês
    Tamanho : 2.032 Kb
    Licença : Shareware
    Descrição : Veja como anda a propagação atmosférica . Em verdade trata-se de uma ferramenta de busca e atualização dos últimos índices solares com integração com o WinCAP 3. Ideal para quem usa conexão com a internet, pois o aplicativo recebe os índices e faz a integração automática com o software de propagação, além de permitir a geração de gráficos muito úteis. Gratuito para quem compra o WinCAP 3 mas pode ser vendido separadamente no mesmo endereço .

    Fazer aqui o download




    Voacap
    Idioma : Inglês
    Tamanho : 3.600 Kb
    Licença : Freeware
    Descrição : Veja como anda a propagação atmosférica . O desenvolvimento do VOACAP foi acompanhado pela rádio Voz da América - VOA, pelo Laboratório de Pesquisas da Marinha Americana, Naval Research Laboratory, e pelo Instituto de Ciências para Telecomunicações do Departamento de Comércio dos Estados Unidos (NTIA).

    Fazer aqui o download




    Voawin
    Idioma : Inglês
    Tamanho : 5.624 Kb
    Licença : Shareware
    Descrição : Programa completo para cálculos de propagação .

    Fazer aqui o download




    WinCAP 3
    Idioma : Inglês
    Tamanho : 7.400 Kb
    Licença : Shareware
    Descrição : Veja como anda a propagação atmosférica . Versão comercial chamada WinCAP 3 desenvolvida pela Tabor Software que produz gráficos finamente elaborados e relatórios de excelente qualidade. Embora a utilização do software seja difícil no início, vale a pena o esforço. É sem dúvida alguma a melhor opção para o estudo da propagação. Altamente recomendado.

    fonte:
    http://www.gaviao.radiocb.com/dx_1.htm

Nenhum comentário: